Reunião Pastoral 29/04/2017 - Empatia e Misericórdia

PPT da reunião

Lectio Divina (Jo 6,16-21)

16 Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar.
17 Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.
18 Soprava um vento forte e o mar estava agitado.
19 Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo.
20 Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”.
21 Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.

Aprofundamento

• Carta Encíclica Dives in Misericordia - Papa São João Paulo II (1980) (Link)

Dives in Misericordia (1980)

13, §2. Na vida quotidiana da Igreja a verdade sobre a misericórdia de Deus, expressa na Bíblia, repercute-se como eco perene em numerosas leituras da Sagrada Liturgia. E o autêntico sentido da fé do Povo de Deus percebe-a bem, como atestam várias expressões da piedade pessoal e comunitária. Seria certamente difícil enumerá-las e resumi-las todas, dado que a maior parte delas está só gravada vivamente no íntimo dos corações e das consciências humanas. Há teólogos que afirmam ser a misericórdia o maior dos atributos e perfeições de Deus; e a Bíblia, a Tradição e toda a vida de fé do Povo de Deus oferecem-nos testemunhos inesgotáveis. Não se trata aqui da perfeição da imperscrutável essência de Deus no mistério da própria divindade, mas da perfeição e do atributo, graças aos quais o homem, na verdade íntima da sua existência, se encontra com maior intimidade e maior frequência em relação autêntica com o Deus vivo. De acordo com as palavras que Cristo dirigiu a Filipe [112], «a visão do Pai» — visão de Deus mediante a fé — tem precisamente no encontro com a sua misericórdia um momento singular de simplicidade e verdade interior, como aquele que nos é dado ver na parábola do filho pródigo.

14, §1. Jesus Cristo ensinou que o homem não só recebe e experimenta a misericórdia de Deus, mas é também chamado a «ter misericórdia» para com os demais. «Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» [120]. A Igreja vê nestas palavras um apelo à acção e esforça-se por praticar a misericórdia. Se todas as bem-aventuranças do Sermão da Montanha indicam o caminho da conversão e da mudança de vida, a que se refere aos misericordiosos é particularmente eloquente a tal respeito. O homem alcança o amor misericordioso de Deus e a sua misericórdia, na medida em que ele próprio se transforma interiormente, segundo o espírito de amor para com o próximo.

Concluímos que...

• A Misericórdia é o maior dos atributo e perfeições de Deus;
  • Através da Misericórdia, encontramo-nos com maior intimidade e temos relação autêntica com o Deus Vivo;

•

Deus nos chama a sermos misericordiosos, ou seja, a tomar parte na sua perfeição;
  • A empatia é uma ferramenta de nosso cérebro que pode nos ajudar a tomar parte na Misericórdia de Deus para com nosso próximo.

Tópicos da reunião

Avaliação do mês de abril

• Retiro paroquial
    • Dos problemas relatados, a grande maioria tinha causa na falha da comunicação.
  • Semana Santa
    • Divulgação pré-evento
      • Criação de imagens para cada dia
    • Cobertura
      • 6ª Feira Santa - transmissão ao vivo pelo Facebook e filmagem da via sacra;
      • Sábado Santo - transmissão da Liturgia da Luz pelo Facebook com publicação das leituras em tempo real, alternando com transmissão ao vivo dos salmos;
      • Fotografia
  • Festa da Misericórdia
    • Divulgação pré-evento - criação de imagem com programação e divulgação de vídeo da semana santa
    • Cobertura
      • Transmissão ao vivo da missa das 15h e procissão
      • Entrevistas com testemunhos
      • Fotografia
    • Barraca de informações
      • A iniciativa funcionou bem, especialmente para visitantes do Santuário. A exibição de vídeos da via sacra ao final do domingo chamou bastante atenção da comunidade.
  • Tour virtual do Santuário
    • Conseguimos realizar fotos em 360º com a empresa Inside 360 Tour Virtual. Em breve o tour será publicado no site.

Propostas de conteúdo para o mês

• Entrevista com Bruno Loretti sobre interpretar Jesus na via Sacra
  • Entrevista com os jovens batizados no Sábado Santo
  • Entrevista e apresentação da construção da casa do Maranathá
  • Entrevista com Cátia Pimenta, sobre o grupo de Mães que Oram pelos seus Filhos
  • Matéria sobre o projeto de audiodescrição
  • Post 9 verdades, 1 mentira
  • Publicação das matérias da Revista Raios

Atualização de projetos

• Visita asilo e orfanato - não iniciado
  • Audiodescrição - 4 de 7 já produzidos
  • Tour virtual Santuário - concluído. A ideia é fazer também para o Centro Pastoral
  • Adesivação das Obras de Misericórdia - não iniciado
  • História do Santuário - não iniciado
  • Informações pastorais no site - em andamento
  • Árvore de Natal reciclada - não iniciado

Encaminhamentos da reunião de abril

• Barraca de informações na festa - realizado
  • Balcão de informações aos domingos com atendimento em duplas - a iniciar
  • Priorizar a comunicação através do relacionamento com a comunidade acima da comunicação via internet. - iniciado

Estiveram presentes na reunião: Eugênio, Karine, Marita, Jorge, Alessandra e Eneida.