Vaticano
-
Leão XIV: que Jesus seja anunciado com clareza e caridade na Amazônia
"É necessário que Jesus Cristo, em quem se recapitulam todas as coisas, seja anunciado com clareza e imensa caridade entre os habitantes da Amazônia", escreveu o Papa ao Encontro de Bispos da Pan-Amazônia que está sendo realizado em Bogotá, na Colômbia, até a próxima quarta-feira (20/08). Além da dimensão do anúncio do Evangelho, Leão XIV também analisou a missão da Igreja na região através do cuidado da casa comum, um "direito e dever" que "Deus Pai nos confiou como administradores solícitos".
-
Oriente Médio: protestos em Israel pelo fim da guerra, em Gaza se morre de fome
Pelo menos um milhão de manifestantes em Tel Aviv e em todo o país pedem ao governo israelense um acordo que liberte os reféns ainda nas mãos do Hamas. O pároco de Gaza: as crianças precisam de tudo. A Anistia Internacional volta a denunciar: a falta de comida é uma escolha deliberada.
-
Polônia, Piekary: grande peregrinação das mulheres “missionárias e guias”
No Angelus de 17 de agosto, Leão XIV abençoou as participantes da peregrinação de mulheres e jovens ao santuário da Mãe do Amor e da Justiça Social em Piekary Śląskie. O núncio Filipazzi: “façam com que na vida de todos aqueles que vocês amam e encontram seja sempre visível a face de Deus”.
-
O rosto da Igreja católica na Amazônia e o seu caminho sinodal
No marco do Encontro de Bispos da Pan-Amazônia, convocado pela Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) de 17 a 20 de agosto de 2025, apresenta-se um panorama atualizado da realidade eclesial nesta região vital para a vida dos povos e a missão da Igreja.
-
Jerusa Barros - música a partir de Cabo Verde e da Sicilia
Jerusa Barros, a menina das ilhas: Cabo Verde e Sicília. Vive-as e interterpreta-as com harmonia e autenticidade através da música. E ao mundo vai buscar outras sonoridades, mesclando tudo com maestria e à vontade. Gosta de desafios e define-se "cameleontica". Além de trabalhos como "Cabeça Negra", "Di un solo Colore", "Ilhas", tem em mente um tributo "Cesária Évora - Rosa Balistreri". Co-fundou "Libera Arti" para educação infantil à música e artes. Sente-se feliz na sua arte.