Reunião Pastoral 01/10/2016 - Não à acédia egoísta (Evangelii Gaudium)

PPT da reunião

Leitura de Aprofundamento

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA EVANGELII GAUDIUM
DO SANTO PADRE FRANCISCO AO EPISCOPADO, AO CLERO ÀS PESSOAS CONSAGRADAS E AOS FIÉIS LEIGOS SOBRE O ANÚNCIO DO EVANGELHO NO MUNDO ACTUAL (2013)

II. Tentações dos agentes pastorais

Não à acédia egoísta
(acédia = enfraquecimento da vontade; inércia, tibieza, preguiça)

81. Quando mais precisamos dum dinamismo missionário que leve sal e luz ao mundo, muitos leigos temem que alguém os convide a realizar alguma tarefa apostólica e procuram fugir de qualquer compromisso que lhes possa roubar o tempo livre. Hoje, por exemplo, tornou-se muito difícil nas paróquias conseguir catequistas que estejam preparados e perseverem no seu dever por vários anos. Mas algo parecido acontece com os sacerdotes que se preocupam obsessivamente com o seu tempo pessoal. Isto, muitas vezes, fica-se a dever a que as pessoas sentem imperiosamente necessidade de preservar os seus espaços de autonomia, como se uma tarefa de evangelização fosse um veneno perigoso e não uma resposta alegre ao amor de Deus que nos convoca para a missão e nos torna completos e fecundos. Alguns resistem a provar até ao fundo o gosto da missão e acabam mergulhados numa acédia paralisadora.

82. O problema não está sempre no excesso de actividades, mas sobretudo nas actividades mal vividas, sem as motivações adequadas, sem uma espiritualidade que impregne a acção e a torne desejável. Daí que as obrigações cansem mais do que é razoável, e às vezes façam adoecer. Não se trata duma fadiga feliz, mas tensa, gravosa, desagradável e, em definitivo, não assumida. Esta acédia pastoral pode ter origens diversas: alguns caem nela por sustentarem projectos irrealizáveis e não viverem de bom grado o que poderiam razoavelmente fazer; outros, por não aceitarem a custosa evolução dos processos e querem que tudo caia do Céu; outros, por se apegarem a alguns projectos ou a sonhos de sucesso cultivados pela sua vaidade; outros, por terem perdido o contacto real com o povo, numa despersonalização da pastoral que leva a prestar mais atenção à organização do que às pessoas, acabando assim por se entusiasmarem mais com a «tabela de marcha» do que com a própria marcha; outros ainda caem na acédia, por não saberem esperar e quererem dominar o ritmo da vida. A ânsia hodierna de chegar a resultados imediatos faz com que os agentes pastorais não tolerem facilmente o que signifique alguma contradição, um aparente fracasso, uma crítica, uma cruz.

83. Assim se gera a maior ameaça, que «é o pragmatismo cinzento da vida quotidiana da Igreja, no qual aparentemente tudo procede dentro da normalidade, mas na realidade a fé vai-se deteriorando e degenerando na mesquinhez».[63] Desenvolve-se a psicologia do túmulo, que pouco a pouco transforma os cristãos em múmias de museu. Desiludidos com a realidade, com a Igreja ou consigo mesmos, vivem constantemente tentados a apegar-se a uma tristeza melosa, sem esperança, que se apodera do coração como «o mais precioso elixir do demónio».[64] Chamados para iluminar e comunicar vida, acabam por se deixar cativar por coisas que só geram escuridão e cansaço interior e corroem o dinamismo apostólico. Por tudo isto, permiti que insista: Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização!

Pauta

• Reunião de setembro
    • Estudo sobre primeiras comunidades Cristãs, São Paulo Apóstolo e concílio de Jerusalém
    • Informações das redes sociais: Facebook e Instagram
    • Definição do uso nas hashtags #vemprosantuario e #pascomdivina em todas as publicações
    • Criação da “missa da pascom”, celebrada no primeiro sábado do mês, às 18h
  • Ciclo de palestras: sábados, 9h
    • Excel para trabalho - 01/10 (Artur)
    • Comunicação visual - 08/10 (Geninho)
    • Jornalismo comunitário - 15/10 (Luana)
  • Gerenciamento de atividades:
    • Redes sociais - Isa, Mariana, Marita, Dayanne, Eneida, Alessandra
    • Projeção - Isa e Geninho
    • Facebook - Mariana, Isa, Marita, Geninho
    • Instagram - Isa, Mariana, Dayanne
    • Twitter - Eneida
    • Design - Vini, Matheus e Alessandra (rodapé nas imagens)
    • Site - Marita, Geninho e Isa
    • Fotografia - Júnior
    • Cobertura (Reportagem e foto) - ?
    • Calendário - Grazi e mariana
  • Reuniões mensais: 1º sábado do mês, às 16h.
  • Atividades paroquiais de outubro - mês das missões
    • Dia 8/10 peregrinação da quinta forania missa as 9h
    • Primeira palestra da páscoa no centro pastoral
    • Dia 12/10 missa de nossa senhora aparecida as 8h na capela seguida de procissão