Reacender a fé e reavivar a caridade. Quem foi São Vicente Pallotti?

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Avaliação: 4 votos

São Vicente Pallotti viveu em Roma em uma época que a igreja enfrentava problemas que dificultavam a vivência da fé e o crescimento das tarefas ligadas ao anúncio do Evangelho.

Voltava, assim, sua atenção sobre a necessidade urgente de reavivar a fé e de reacender a caridade entre os católicos. Desejou servir à Deus como uma ponte, um traço de união entre as pessoas, comunidades e diferentes iniciativas apostólicas levando os homens a união com Deus e entre si pela unidade da fé e caridade cristã.

No ano da 1835 com o reconhecimento da autoridade competente fundou nova instituição, a União do Apostolado Católico (reconhecida como associação internacional e pública de fiéis em 2003) a fim de unir todas as iniciativas apostólicas, chamando todos a participarem da missão da Igreja. Neste mesmo ano, Pallotti lança o primeiro apelo ao povo romano, expondo-lhe a idéia e o objetivo do Apostolado e convidando sacerdotes e leigos a participarem dele.

Apelo ao Povo

Todos,
grandes e pequenos,
formados, estudantes, operários,
ricos e pobres,
padres, leigos, religiosos e seculares,
comerciantes e empresários,
funcionários, artistas e artesãos,
comunidades e indivíduos,
cada qual no seu próprio estado,
na própria condição,
de acordo com os próprios dons,
podem dedicar-se às obras do Apostolado Católico
para reavivar a fé, reacender a caridade
e propagá-las em todo o mundo.

Pallotti quis imitar a Cristo, se esforçando ao longo de sua vida à caminhar em Seus passos, estimulando todos a seguir o mesmo exemplo, se dirige a todos que buscam a maior glória de Deus, chamando nos a seguir Cristo mais de perto e fazer dEle o tudo de nossa existência.

São Vicente Pallotti morreu no dia 22 de Janeiro de 1850, foi beatificado em 1950 e canonizado em 1963 durante o Concílio Vaticano II. Sua obra, a UAC - União do Apostolado Católico, segue em missão.

"Buscai a Deus e o encontrareis; buscai-o em tudo e o encontrareis em tudo. Buscai-o sempre, e o encontrareis sempre." São Vicente Pallotti

Quer conhecer mais sobre a vida de São Vicente Pallotti, fundador da Sociedade do Apostolado Católico, comunidade de vida consagrada responsável pelo Santuário da Divina Misericórdia no Rio de Janeiro? Assista ao documentário de sua vida aqui:

História de São Vicente Pallotti - Parte 1

História de São Vicente Pallotti - Parte 2

Agradecimento à Renata Franco e Mariana Diniz da Juventude Palotina RJ na colaboração com o texto.